sábado, 22 de setembro de 2012

Você Sabia???


Bom, acho que nada melhor para fechar uma semana do que uma boa dose de estudo e conhecimento, não é mesmo? Por isso trago hoje a vocês mais um artigo com respostas a dúvidas muito comuns entre os umbandistas. Muitos dos fundamentos que seguem são praticados por nós toda semana durante nossos trabalhos, mas poucos são aqueles que sabem o real porquê dessas práticas. Sendo assim, seguem as respostas:

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA O RITUAL DA TOALHA?

Este momento, que consiste no ato de bater a cabeça colocando-se de bruços e deitado em frente e aos pés de seu Sacerdote, com a cabeça voltada e prostrada na toalha, representa a solicitação da benção do seu Pai Espiritual e do seu Orixá, sendo um ato de humildade, obediência e resignação aos preceitos religiosos, devendo significar a aceitação daquela Casa e de seus Mentores como seus condutores no caminho dos serviços de Deus e de nossa religião. Neste momento as mãos voltadas com as palmas para cima no mesmo nível da cabeça é que vão complementar o recebimento das emanações vibratórias positivas de Deus, dos Orixás cultuados na Umbanda e dos Orixás da Casa Sagrada daquele filho de fé. Nesse instante deve o médium, em uma prece mental rápida, pedir auxílio aos Guias espirituais, a Deus e aos Orixás, para um melhor desempenho de suas funções mediúnicas, recebendo o axé dos Orixás donos daquela Casa e Templo Sagrado. O respeito aos seus Sacerdotes é fundamental e definitivo no caminho da espiritualidade, pois são eles que vão ser os condutores de sua vida espiritual e religiosa. Não insista em se achar uma exceção, porque não há exceções em um caminho onde a humildade deve ser o precursor em busca do aprendizado religioso.

O QUE É O PAÓ?

O Paó (pronuncia-se paô) é um gesto que serve como sinal de que é preciso comunicar alguma coisa, mas não se pode falar. Isso ocorre muito no candomblé quando as iniciadas estão no roncó e não podem falar, daí batem com as palmas das mãos tentando dizer algo, se comunicar por algum motivo. É usado também como saudação para Orixá e é diferente de Orixá para Orixá. É uma palavra em yorubá que significa: “pa” = juntar uma coisa com outra; “o” = para cumprimentar. Essa palavra é uma contração de ìpatewó que significa aplauso.
É um preceito do candomblé e normalmente não se usa na Umbanda, é utilizado para pedir permissão para entrar, saudar e pedir licença.

POR QUE ALGUNS GUIAS CUMPRIMENTAM COM BATER DE OMBROS?

Quando um Guia cumprimenta um consulente ou um assistente com o bater de ombro significa que está se colocando em posição de igualdade, querendo transmitir fraternidade e grande amizade.

O QUE SIGNIFICA O CUMPRIMENTO TRADICIONAL UMBANDISTA?

O cumprimento de mãos tradicional dos umbandistas que é feito envolvendo-se o polegar um do outro com um rápido fechamento das mãos, complementando com a volta da posição normal de um cumprimento, era um código entre os escravos que o usavam para dizer que naquela noite haveria o “Toque”. Como os rituais eram proibidos pelos senhores e donos de escravos precisavam ser realizados às escondidas e o aviso de seu acontecimento nunca podia ser feito com palavras.

Um Dia do Trabalho de muito trabalho a todos! Axé!

Por Mãe Mônica Caraccio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.