domingo, 27 de fevereiro de 2011

Yemanjá-Trono Feminino da Geração.

Mãe Yemanjá




Yemanjá é o Trono feminino da Geração e seu campo preferencial de atuação é no amparo à maternidade.






Yemanjá é por demais conhecida e não nos alongaremos ao comentá-la.


O fato é que o Trono Essencial da Geração assentado na Coroa Divina projeta-se e faz surgir, na Umbanda, a linha da Geração, em cujo pólo magnético positivo está assentada a Orixá Natural Iemanjá, e em cujo pólo magnético negativo está assentado o Orixá Omulú.


Iemanjá, a nossa amada Mãe da Vida é a água que vivifica e o nosso amado pai Omulú é a terra que amolda os viventes. Como dedicamos um comentário extenso ao Orixá Omulú, vamos nos concentrar em Yemanjá.


Iemanjá rege sobre a geração e simboliza a maternidade, o amparo materno, a mãe propriamente. Ela se projeta e faz surgir sete pólos magnéticos ocupados por sete Iemanjás intermediarias, que são as regentes dos níveis vibratórios positivos e são as aplicadoras de seus aspectos, todos positivos, pois Yemanjá não possui aspectos negativos.


Estas sete Iemanjás são intermediárias e comandam incontáveis linhas de trabalho dentro da Umbanda. Suas Orixás intermediadoras estão espalhadas por todos os níveis vibratórios positivos, onde atuam como mães da “criação”, sempre estimulando nos seres os sentimentos maternais ou paternais.


Todas atuam a nível multidimensional e projetam-se também para a dimensão humana, onde têm muitas de suas filhas estagiando. Todas têm suas hierarquias de Orixás Iemanjás intermediadoras, que regem hierarquias de espíritos religados às hierarquias naturais.










Divindades: Yemanjá


Linha: Aquática


Pedra: Diamante, água marinha, madre pérola


Irradiação: Geração


Vela/Cor: Azul claro, prata


Sincretismo: N. Sra. das Candeias e dos Navegantes


Saudação: Adoce aba!


Ponto de Força: Praia, mar






Oferendas/Rituais






Mãe Yemanjá: Velas branca, azul claro e prata, champanhe branca, calda de ameixa, manjar, arroz doce, pêssego em calda, melão, uva itália, pêra, rosas brancas, palmas brancas. Pode oferendá-la à beira mar.


Fonte:.www.luzdourada.org.br
 
Ervas de Mãe Yemanjá
 
Ervas Quentes(Descarrego):Erva de bicho,buchinho do norte,alho
Verbos atuantes nas ervas quentes:invadir,transbordar,corroer,derramar,...
 
Ervas Mornas(Equilibradoras):Alfazema,aniz estrelado,rosa branca,camomila flor,manjericão,erva de Santa Maria mentruz,hibisco flor,manjerona,Mulungu Casca/raiz,noz moscada,margarida,sensitiva,arroz...
 
Verbos atuantes nas ervas mornas:gerar,fluir,sustentar,avolumar..
 
Fonte:.Jornal de Umbanda Sagrada(Adriano Camargo-Erveiro da Jurema)
 
YEMANJÁ – a grande Mãe da Vida é ofertada quando precisamos de coisas novas em nossos caminhos, por isso pedimos a Ela que gere em nós a vontade de viver, de crescer, de melhorar, etc. Pedimos que Ela gere em nós, e para nós, novas oportunidades em todos os sentidos da vida. Como grande Mãe que é, Ela rege a família e portanto equilibra e apazigua os laços familiares e o sentido de “ser mãe”. Ela nos favorece suas qualidades geradoras, renovadoras e criacionistas, ou seja, Ela nos permite buscar coisas novas, aguçando nossa criatividade e estimulando nossas percepções.
 
Fonte:.www.minhaumbanda.com.br

YEMANJÁ

Iemanjá, Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja, ou Yemoja

Dandalunga (angolas), Kaiala (congos), Janaína, Inaê, Sobá, Oloxum, Princesa de Aiucá, Sereia Mukunã, Senhora da Calunga Grande, Rainha do Mar ou Senhora da Coroa Estrelada

Yemanjá é uma Divindade assentada no pólo positivo do Trono da Geração e da Vida.

Ela irradia o tempo todo seu fator gerador e criacionista que estimula a geração e a criatividade das pessoas, trazendo oportunidades de crescimento em todos os sentidos da vida, pois ira estimular a geração de vidas, geração de idéias, geração de amor, etc...

Nos mitos da criação do universo, ela é a representação do princípio feminino. Nos templos africanos, é retratada como uma mulher de seios fartos e semblante calmo, porém decidido. Associada ao movimento das águas e à fertilidade, Yemanjá é dona de grande poder de sedução, capaz de encantar os marinheiros e arrastá-los para o seu palácio submerso – de onde nunca mais retornam.

Suas águas salgadas simbolizam as lágrimas de uma mãe que sofre pela vida de seus filhos, que os vê se afastarem de seu abrigo, tomando rumos independentes

Além de protetora da vida marinha, Iemanjá é principalmente a protetora da harmonia familiar, do lar, do casamento e do nascimento, é sua força que ampara o momento do nascimento de um bebe.

Ela simboliza a maternidade, o amparo materno, pois é a Mãe da Vida.

A Regência de Yemanjá em nossas vidas se manifesta na necessidade de sabermos se aqueles que amamos estão bem e protegidos, é a preocupação, é o amor ao próximo, principalmente aqueles que nos são queridos.

É ela quem nos dá um sentido de união, de grupo, transformando a convivência num ato familiar, criando dependências e raízes, proporcionando sentimentos de irmão para irmão, de pai para filho, com ou sem laços consangüíneos.

ARQUETIPO DOS FILHOS DE YEMANJÁ

As filhas (e filhos) de Yemanjá possuem como características básicas a força e a determinação, assim como o sentido da amizade e do companheirismo, são pessoas presas no arquético da mãe, a família e os filhos; são doces, carinhosas, tradicionais, pouco rígidas, sentimentalmente envolventes e com grande capacidade de empatia com os problemas e sentimentos dos outros, não gostam de mudanças e apreciam a rotina do cotidiano, são muito protetoras, possuem o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas, mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais.

Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das fazendas azuis e vistosas, das jóias caras. Elas têm tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem, mesmo quando pobres, pode-se notar uma certa sofisticação em suas casas, se comparadas com as demais da comunidade de que fazem parte.

As filhas e filhos de Yemanjá não podem ficar expostos à poeira, pois tendem a desenvolver problemas respiratórios.

São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano. Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas obcecadas pela própria carreira, sem grandes planos para atividades a longo prazo, a não ser quando se trata do futuro de filhos e entes próximos.

Mas nem tudo são qualidades em Iemanjá, como em nenhum Orixá. Seu caráter pode levar o filho desse Orixá a ter uma tendência a tentar concertar a vida dos que o cercam - o destino de todos estariam sob sua responsabilidade, serem controladores, voluntariosos, capazes de fazer chantagens emocionais e, algumas vezes, impetuosos e arrogantes. Os filhos de Iemanjá demoram muito para confiar em alguém, bons conhecedores que são da natureza humana. Quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro e íntimo círculo de amigos, porém, deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas. Um filho de Iemanjá pode tornar-se controlador e rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais.

QUANDO OFERENDAR YEMANJÁ

- Para Proteger a família.

- Para Harmonia do Lar, do Casamento, da Familia, dos Sócios

- Para Gerar oportunidades, bons negócios, harmonia, amor.

- Para iniciar algum projeto com proteção e êxito

FIRMEZA PARA YEMANJÁ

Colocar dentro de uma quartinha azul clara ou dentro de uma taça de cristal, 33 búzios e cobrir com água com alfazema. (trocar a água semanalmente)

TRONO FEMININO DA GERAÇÃO E DA VIDA

Linha

Geração

Fator

Gerador e Criacionista

Essência:Áquatica

Cor

branco cristalino, prata ou azul claro.

(Em algumas casas: Branco, azul claro. também verde claro e rosa claro)

Caracteristicas

Maternal, protetora, competente, dedicada, mandona, possessiva, Intrigante, controladora.

Instrumentos

Abebé, um leque em forma circular prateado que pode trazer um espelho no centro

Fio de Contas

Contas e Missangas de cristal. Firmas cristal.

Oferendas

Canjica branca, peixe, arroz-doce com mel, camarão, acaçá, pudim, manjar com calda de ameixa ou de pêssego, sagu com leite de coco, mamão, graviola, uvas brancas, melancia, melão água de coco, mel, água salgada ou potável, champanhe clara e suco de suas próprias ervas e frutos, rosas e palmas brancas, angélicas, orquídeas, crisântemos brancos,

Símbolo

Lua minguante, ondas, peixes.

Pontos da Natureza

Mar.

Flores

Rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas, crisântemos brancos.

Essências

Jasmim, Rosa Branca, Orquídea, Crisântemo.

Pedras

Pérola, Água Marinha, Lápis-Lazúli, Calcedônia, Turquesa. Diamante,e madre pérola

Metal

Prata.

Saúde

Psiquismo, Sistema Nervoso.

Planeta

Lua.

Dia da Semana

Sábado.

Elemento: Água

Chakra :Frontal

Saudação

Odô iyá, Odô Fiaba, Odôyabá! Odoyá Omi Ô! Odô cyaba!

Bebida

Água Mineral ou Champanhe

Animais

Peixes, Cabra Branca, Pata ou Galinha branca.

Numero: 4

Data Comemorativa

15 de agosto (Em algumas casas: 2 de fevereiro, em 8 de dezembro)

Sincretismo

Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora dos Navegantes

Incompatibilidades

Poeira, Sapo

Qualidades

Iemowo, Iamassê, Iewa, Olossa, Ogunté assabá, Assessu, Sobá, Tuman, Ataramogba, Masemale, Awoió, Kayala, Marabô, Inaiê, Aynu, Susure, Iyaku, Acurá, Maialeuó, Conlá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.