sábado, 1 de outubro de 2011

PEMBA - POR MÃE RENATA DE IANSÃ.

A Lei de Pemba, Grafia Sagrada dos Orixás, é muito ampla e apresenta a necessidade de exposição pessoal e, por sua vez, poderia ser até desastroso pessoas sem "Ordens e Direitos" manipulá-la.
Apenas para sua referência, esta grafia são clichês (Yantras), os quais são utilizados pelas entidades e Médiuns Magistas (com a presença ou não de espíritos) para acionarem/projetarem no Plano Astral a movimentação de forças sutis com um determinado fim.


Se for aplicado de forma incorreta, poderá produzir resultados diferentes daqueles esperados.

A pemba, de origem africana, é um instrumento ritualístico de alto significado. É normalmente utilizada para riscar pontos pelas entidades e pelo médium, visando estabelecer contatos vibratórios com as esferas espirituais.


A pemba praticamente é usada em quase todos os rituais de Umbanda e Candomblé.


Por carregar o axé, a pemba é saudada como um divino instrumento, dedicando-se até pontos cantados e reverências específicas.


O fundamento místico de sua utilização está relacionado a pedra.


Seu uso estabelece relação entre o universo espiritual ou etérico.

A pedra encerra os quatro elementos naturais e suas manifestações.


Assume aspecto neutro e, devido a isso, significa Lei e Justiça.


Imutável mediante a terra e o ar, a pedra é sensível à água, mudando de tom quando está molhada, deixando ser levada pela correnteza dos rios.

A pemba, através do seu elemento ígneo, fogo, manipula as energias psíquicas do ser humano; pela água lava, limpando o espiritual da áurea; pelo ar transporta para o campo de origem; pela terra, através de seus filtros, retorna suas funções equilibrantes.


Pela pureza, a pemba é um dos poucos elementos que pode tocar acabeça do médium, sendo utilizada para lavagens de cabeça, banhos de descarrego, etc.


Confecciona-se a pemba com uma substância chamada "caulim" (argila pura de cor branca), importado da África.


Com o tempo, o "caulim"foi substituído pela dificuldade de importação, pelo "calcário" e a "tabatinga".


É misturado ao caulim, pós resultante da torra e trituração de algumas sementes como o Alibê, a Nóz-moscada, Dandá da Costa, Ataré, Aridan, Obi e Orogbô.


Existem pembas de varias cores (adição de corante) mas a branca é a mais utilizada.


É de suma importância o cuidado em escolher como usar a pemba!


Não é apenas um giz!


A Pemba é sagrada, serve também pra descarregos do corpo e do terreiro, pra cruzar os quatro cantos, etc...


Como na umbanda não e permitida a pratica das curas, com navalhas ou bisturis, a pemba faz a crura dos chacras, simbolizando o corte de abertura dos mesmos para receber o amassi.


A pemba e importantissima sim, mas muitos encaram apenas como um "giz" esquecendo todo o erô que envolve este objeto ritualistico.


A pemba tem várias finalidades e formas ou modelos para serem confeccionadas.


No culto de nação da derivante KETO é utilizada também com a mesma finalidades dos umbandistas.


A sua confecção trata-se de um processo muito difícil.


Faz-senecessário uma espécie de retiro para a concentração e equilíbrio do material preparado.


Nos dias atuais ela é similar ao Giz , o mesmo utilizado em lousas nas escolas.


Em relação aos ditos "traços" realizados pelas entidades ou médiuns de fato, há além de um grande significado uma abertura "atemporal" para a emanação de energia.


Porém há "traços" que indicam a desarmonia do médium, em geral são "riscos" desarmônicos e sem sentidos.


O nosso coração e a aproximação de uma entidade de fato poderá trazer e decifar o seus ignificado .


Alguns destes traços são parecidos com o do alfabeto adâmico, sânscrito ou de vanagário.


CANTIGAS DE PEMBA NA ANGOLA


BARRA-VENTO


O KEPEMBE, O KEPEMBE O IZA


KASANJI O IZA D’ANGOLA


O KEPEMBE, SAMBANGOLA


TRADUÇÃO:


EU TE SAÚDO, EU TE SAÚDO


EM SUA CHEGADA, OH KASANJI


SUA CHEGADA DE ANGOLA


EU TE SAUDO, BENDITA ANGOLA






CONGO DE OURO




KE PEMBE PÁ, SINE MANAKUA LE


PEMBE PÁ


KE PEMBE PÁ, SINE MANAKUA LE,


PEMBE PÁ


TRADUÇÃO


O GIZ SAGRADO, O GIZ SAGRADO


RISCA PARA HARMONIA


PEMBA SILÁ, SILÁ


ZEUI, ZEUI


PEMBA SILÁ, SILÁ


ZEUI, ZEUÁ


TRADUÇÃO


GIZ DA FELICIDADE


NOS DÊ PAZ, NOS DÊ PAZ




KE’PEMBE, KE’PEMBE


KE’PEMBE, MONANGOLE


TRADUÇÃO


APÓS A PEMBA, AS GRANDES CASAS DE ANGOLA


ESTÃO LOUVADAS.

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