sexta-feira, 3 de junho de 2011

LEI ÁUREA - DOCUMENTO HISTÓRICO!!!


Este documento oferecido, trata-se de uma reconstituição histórica, no formato de um jornal (Jornal do Senado), datado do dia 14/05/1888, um dia após a abolição da escravatura.



O documento oferece informações sobre a aprovação da Lei Áurea, as leis que antecederam a abolição (Ventre Livre, Sexagenários), o movimento abolicionista, a repercussão nas províncias e no exterior, os abolicionistas, os festejos nas ruas e muito mais.






"Lei 3.353 de 13 de Maio de 1888 Declara Extinta A Escravidão no Brasil".










--------------------------------------------------------------------------------






Texto constante no documento da Lei Aurea assinada pela Princesa Isabel, 1888.






A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o senhor D. Pedro II faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:






Art 1º - É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.






Art 2º - Revogam-se as disposições em contrário.






Manda portanto a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.






O Secretário de Estado dos Negócios da Arquitetura, Comércio e Obras Públicas e interino dos Negócios Estrangeiros, bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperador, a faça imprimir e correr.






Dada no palácio do Rio de Janeiro, em 13 de Maio de 1888, 67 da Independência e do Império. Princesa Regente Imperial - Rodrigo Augusto da Silva.



FONTE: www.jornalnacionaldaumbanda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.