terça-feira, 7 de junho de 2011

O QUE SÃO EBÓS?


Os Ebós são oferendas feitas para os Orixás, Odús e outras Divindades, com diversas finalidades, sejam elas para apaziguar algum problema ou feitas em forma de agradecimento por alguma graça atingida, por alcançar algum objetivo. Tambem para limpeza, energização, positivação do corpo e mente ou simplesmente como forma de reverenciar às Divindades e aproxima-las do nosso cotidiano.

Do Ebó, se mantém o principio vital, o equilibrio do corpo, da mente e do astral, é como tirar todas as nossas empreguinações, carregos, encostos, larvas astrais, formas pensamentos, maldições, sujeiras do passado, presente, dando vida a um novo começo.

Existem diversas maneiras de se fazer um Ebó (LIMPEZA-DESCARREGO), porem todos levam a mesma finalidade. Trazer qualidade de vida, equilibrio e comunhão com o lado espiritual.

Temos Ebós de:

cura, amor, energização, anos de mediunidade, fertilidade, descarrego, prosperidade,  e etc;

Enfim, são diversas as funções.

Cada um tem o seu material especifico a ser utilizado e todo elemento ofertado é revertido energéticamente ao indivíduo.

Após a conclusão do ritual, todo material é entregue nas matas ou nas aguas, para que todo mal e carrego seja levado, fazendo com que as sementes utilizadas em seu corpo, possam brotar, gerando vitalidade e o crescimento necessário dentro das necessidades do atendido. A roupa utilizada no ritual tambem e descartada com a intenção de tirar a roupagem energética que esta suja.

Como prática e tradição de trabalho, o Ebó não escolhe religião, esta fundamentado nos costumes de descarregos mais antigos, tanto nas linhagens afro descendentes quanto nas linhagens indígenas.

Pode ser ensinado e aprendido, sem restrições de origem ou credo.

O ato de Oferendar ou fazer o Ebó é salutar, pois demonstra uma vontade de mudança no ser humano.

TEXTO DE RENATA VAILIERI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.