sexta-feira, 25 de março de 2011

Arquétipos da Umbanda - Linha de Exú.








Arquétipos da Umbanda - Linha de Exú.


Abordar exus na Umbanda é algo delicado porque, no inconsciente de muitos, eles personificam algo negativo e terrível.

Na Umbanda, não há culto aos Orixás sem a presença de Exu. Ele recebeu uma linha à esquerda por meio da qual os espíritos manifestadores dos seus mistérios podem incorporar em seus médiuns e consultar as pessoas, auxiliando-as nas suas necessidades e dificuldades materiais ou espirituais.

Exu, na Umbanda, é uma linha de trabalhos espirituais que se assenta e atua à esquerda dos seus médiuns.


Eles precisam ser oferendados nos seus campos de ação, como: rios, matas, lagoas, beira-mar, encruzilhadas, etc.


Os seus nomes simbólicos indicam seus campos de ações e onde devem ser oferendados.


Quando incorporam, são alegres, falantes, galhofeiros, sarcásticos, irônicos e até meio chulos. Tudo isso faz parte do arquétipo marcante que assumiram na Umbanda.


Todos são espíritos que já viveram na terra, têm sua história e se tornaram exus a duras penas, pois é sob a irradiação do Orixá Exu que estão evoluindo e servindo a Lei Maior.


São espíritos bem terra e atuam com grande poder de realização nos casos de demandas ou magias negativas, de relacionamentos e profissionais.


Cada médium tem um Exu Guardião e um Exu de trabalho.


O Exu Guardião é ligado ao Orixá do médium e o Exu de trabalhos espirituais é ligado ao guia chefe ou ao mentor dos seus trabalhos.


Médiuns mal orientados ou mal doutrinados dão vazão aos seus recalques ou sentimentos íntimos negativos, e aí o seu exu torna-se grosseiro, chulo, desrespeitoso.


Já com médiuns bem doutrinados e preparados, exu não deixa de ser o que é, mas o é de forma agradável e respeitosa.


Exu é um grau para espíritos exunizados e que, só por meio do trabalho assistencial caritativo recuperarão o livre-arbítrio e o grau que já tiveram à “direita”.


Eles trabalham e, com o tempo, muitos ganham dos Orixás a oportunidade de passar a direita e manifestar em alguma das linhas transitórias de Umbanda Sagrada.


Guias: Exu

Mistério sustentador: Pai Ogum


Cor: Preta, vermelha


Erva: Folha de pitanga,folhas de mamona,folhas de babaneira,quebra demanda,arruda,pinhão roxo,peregun (dracena) roxo.


Frutas: Manga, figo, abacaxi, limão.


Saudação: Laroiê exu – exu é mojubá!


Bebida: Pinga, Wísque, cerveja


Elemento: Alguidar, ferro, pedras, fitas, osso, aço, pólvora, moedas branca, punhal sem corte


Fumo: Cigarro vermelho, charuto


Velas: Preta e vermelha


Flores: Cravo vermelho


Semente: Olho de cabra e de boi


Alimento: Farofa, carnes e pimenta


Atua: Vitalidade e força

Vitalidade é vigor, força vital, qualidade própria para preservar a vida. Exu é o mistério, o elemento mágico universal ou aberto a todos, é a divindade cósmica que gera e irradia o fator que vitaliza e ativa os seres, em todos os sentidos da vida. Quando alguém recebe a energia irradiada por Exu, sente-se vitalizado, forte, vigoroso e feliz. Mas, vigor sem estímulo não se torna ativo; Exu se complementa com a qualidade de Pombogira - o desejo, estímulo - e vice-versa. Exu tanto gera e irradia o fator vigor como o retira e absorve, atuando como paralisador ou esgotador de carmas grupais ou individuais, ativado pela Lei Maior. Quando um ser se desvirtua e se afasta da irradiação luminosa do Orixá, automaticamente estará sob a irradiação punitiva de seu mistério Exu ... Os Exus não são os demônios, espíritos malignos ou obsessores que algumas religiões pregam. Os espíritos trevosos ou obsessores que vivem no baixo astral são conhecidos, pelos umbandistas como quiumbas - espíritos humanos que se encontram desajustados perante a Lei Divina e se deleitam na prática do mal, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, por ódios, vinganças ou prazer. ... Os Exus executam a Lei e o carma nas trevas, sob a determinação e responsabilidade de Ogum, esgotando os vícios humanos de maneira intensiva. Às vezes, um veneno é combatido com o próprio veneno, da mesma maneira que a picada de uma cobra venenosa. Assim, muitos vícios e desvios, são combatidos com eles mesmos, numa espécie de tratamento de choque. A vitalidade de Exu age principalmente no mental do ser, atuando no seu reequilíbrio emocional, fortalecendo seus corpos físico e energético, fazendo com que o ser saia da apatia, tornando-se capaz de tomar suas próprias decisões, estimulado a evoluir. ... Exu é um elemento mágico, neutro, não tendo a livre iniciativa de auto-ativar-se; qualquer um pode recorrer a ele, evocá-lo, ativá-lo ou desativá-lo ritualmente. Portanto, se uma pessoa estiver sendo atuada por Exu, é porque alguém o ativou e direcionou contra ela - um desafeto ou a Lei Maior. Se foi um desafeto, a pessoa poderá recorrer a um médium para quebrar a atuação. Se foi a Lei Maior, a pessoa atuada só a desativará através de transformação e reforma íntima, com mudança de suas condutas pessoais, reformulação de seus princípios, reparação de seus erros etc. Tanto quem solicita a ativação de Exu como quem o ativa sofre o choque de retorno, que volta com a força reativa da Lei Maior, já com seus aspectos punitivos e executores de pessoas que fazem mau uso dos mistérios divinos e dos elementos mágicos universais, colocados à disposição de todos pela Lei Maior.







Os Exus são intermediários através dos quais os Orixás podem manifestar-se nas trevas, são guardiões do lado negativo dos pontos de força da natureza; não interferem no livre arbítrio das pessoas e respondem aos regentes de forças da natureza - os Orixás. Um Exu não combate um mentor de luz pois ambos atuam sob a mesma Lei. Exu possui uma faixa vibratória e um grau magnético só seu, pelos quais flui, irradia, atua e manifesta-se na vida dos seres. Esse mistério não é maior nem menor, superior ou inferior aos outros mistérios da criação. Exu, enquanto Mistério da Criação, energia e magnetismo, Agente da Lei Maior, é vitalizador ou desvitalizador dos sentidos capitais de um ser e atua como transformador de sua vida. Como elemento religioso, Exu atua como esgotador de carmas individuais e como vitalizador ou esgotador da religiosidade das pessoas. Como elemento mágico, só é ativado ou desativado se devidamente pago, com oferendas rituais simbólicas. Enquanto Linha de Esquerda na Umbanda, incorpora em seus médiuns e dá consultas gratuitas, aconselhando, orientando, defendendo, ajudando a superar suas dificuldades materiais ou espirituais, familiares, profissionais etc., mas, sempre a partir de sua visão cósmica das situações, de seu senso e de seu entendimento pessoal de como deve proceder para atender a quem o solicitou. ... Exu rege sobre a vitalidade dos seres e, no particular, sobre o vigor sexual. Ele é portador de um poderoso mistério, ligado à sexualidade masculina. Seu cetro de poder é de formato fálico, pois simboliza a vitalidade ou vigor. Exu é o mais humano dos mistérios de Umbanda, porque reflete em si a natureza emotiva do seu médium, no qual ele se manifesta e incorpora. Embora aparentemente seja punidor, na verdade ele atua como agente esgotador de negativismos ou criador de estímulos que ativam o emocional humano, induzindo o ser a mover-se em busca do "alto". É regido pelo mistério "Trono Neutro", que não é bom nem mau, e responde segundo é invocado. Através do seu fator vitalizador, ele tanto vitaliza como desvitaliza os mistérios dos orixás: amor, conhecimento, religiosidade, geração, equilíbrio, ordem e evolução.






(*) Veja o texto na íntegra no Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista Lurdes de Campos Vieira (Coord.) – Madras Ed.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.