quinta-feira, 24 de março de 2011

Arquétipos da Umbanda - Linha de Marinheiros.

Arquétipos da Umbanda - Linha de Marinheiros.



A linha dos marinheiros são espíritos que em suas últimas encarnações viveram no mar, pelo mar e para mar.


Alguns navegaram e outros submergiram nas águas profundas. Outros foram arrastados para dentro dele pelas ondas e outros foram arrastados pelas fortes correntes marinhas, deslocando-os de uma região para outra.


Por “marinheiros de Umbanda” entendam marinheiros, navegadores, oficiais, pescadores, povos ribeirinhos ligados à pesca, ex-piratas, saqueadores, etc., todos ligados às linhas d’água.


Se uns “caminharam sobre as águas”, outros afundaram nelas com o navio e tudo mais.


Os marinheiros de Umbanda formam uma linha de “povos de água”, ou seja, regidos por Iemanjá e as outras mães d’água: Nanã, Oxum, Obá, etc.


Os espíritos que ampararam a vida com os recursos do mar (das águas), Iemanjá recompensa com o direito de continuarem a navegar com “bom tempo” em seus mares.


Já aos que se serviram dos mares para alimentarem seus instintos, aí a solução só é encontrada mais “embaixo”, nos domínios de Omulú, Orixá regente dos mistérios da morte.


Os marinheiros de Umbanda Sagrada estão submetidos a esses dois pólos regentes da linha da geração, regida por Iemanjá e por Omulú, pela água e pela terra.


Ser marinheiro de Umbanda é auxiliar pessoas e espíritos necessitados com os recursos dos mistérios das águas.


Ao se manifestarem, incorporados em seus médiuns, esses espíritos se movimentam e “dançam” como se estivessem se equilibrando sobre o tombadilho de um navio ou barco em alto mar.


Na verdade, por estarem manifestando-se sob a irradiação de Iemanjá, o magnetismo dela faz com que tenham esses movimentos das ondas do mar.


Quanto à necessidade de beberem rum ou alguma outra bebida com alto teor alcoólico enquanto estão incorporados, é porque, caso, contrário, seus magnetismos absorvem muito do “álcool” do corpo do médium.


O uso dessas bebidas dá fluidez e volatilidade às vibrações dos espíritos, expandindo seus campos magnéticos e possibilitando-lhes a estabilização e o equilíbrio nas incorporações.


Mas o consumo deve ser controlado, senão tudo foge do controle e…


Nós sabemos que a ingestão de bebidas com alto teor alcóolico “sobe” à cabeça e a pessoa caminha trôpega como se o solo estivesse instável.


Com os marinheiros acontece o contrário: vivem na irradiação aquática do mar e, quando incorporam, parece-lhes que é o solo que está se movendo.


Daí é o álcool que lhes dá estabilidade e equilíbrio, senão não conseguem ficar parados e dar o atendimento às pessoas.



MARINHEIROS-REGÊNCIA:MÃE IEMANJÁ E PAI OXALÁ.



VELAS:azul clara,azul escuro,vermelha,prata e branca.


FRUTAS:melão,uva itália(pode ser outros tipos de uvas),pêra,fruta do conde,frutas brancas,manga,figos,frutas cristalizadas,frutas em calda.


ERVAS:alfazema,cidreira,folha de colônia,manjericão.


FLORES:crisântemo branco,palmas brancas,lírio branco,rosas brancas.


BEBIDAS:rum,cerveja,pinga,conhaque.


PEDRAS E ELEMENTOS:hematita,àgua marinha,conchas,búzios,caramujos,areia da praia,estrela do mar,àgua do mar com àgua da chuva.


CIGARROS:filtro vermelho,cachimbo,charuto,cigarros de filtro branco.


COMIDAS:peixes,moquecas,arroz,manjar,palmito,cebolas,batatas assadas,postas de cação,peixes assados,fritos e camarões.


ATUAM:trazem o equilíbrio em nossa vida,a esperança,etc...


SAUDAÇÃO:salve a marujada!!!

Fonte:www.luzdourada.org.br
Livro:Arquétipos da Umbanda - Rubens Saraceni -Ed Madras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.